sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eu não quero comer transgénicos!



Quando eu tinha 10 anos as quintas que nos rodeavam eram inúmeras e trabalhavam a 100%. As vacas comiam erva, os campos eram fertilizados com estrume (que empestava o ar), e os agricultores produziam tudo o que necessitávamos para a nossa alimentação. Os agricultores não compravam sementes, conservavam-nas do ano anterior.

Quando eu tinha 20 anos, muitos agricultores já se tinham reformado, os filhos encontrado empregos noutras áreas, numa recusa à dureza da vida agrícola. Muitos campos tinham sido transformados em prédios.

Quando eu tinha trinta anos, os agricultores foram multados por produzirem demais; leite, por exemplo. Indemnizados, como incentivo para arrancarem as suas vinhas e oliveiras.

Recentemente a Comissão Europeia, numa concessão aos lobbies, aprovou a criação de plantações geneticamente modificadas na União Europeia! E com isso, a agricultura deixa definitivamente de pertencer aos agricultores, passando para os governos e indústria.

Com a criação artificial de sementes a indústria detém o poder. Os agricultores têm que comprar as sementes e não as podem guardar.

Há 10 anos que os transgénicos são produzidos no mundo e milhões de pessoas e animais comeram transgénicos. Os estudos sobre as consequências têm sido feitos pela própria indústria, todavia há vozes de cientistas independentes, como Manuela Malatesta, que têm vindo alertar sobre os perigos, para a nossa saúde.

Desconhecemos quase tudo sobre os transgénicos; não sabemos qual a quantidade de toxinas fica no solo, em milhões de hectares onde os transgénicos são cultivados. Ignoramos  as consequências para a diversidade de insectos, como por exemplo, as abelhas. Não sabemos as verdadeiras consequências para nós.

Assusta-me pensar que as sementes que nos foram oferecidas pela natureza desapareçam, porque se não forem utilizadas vão deixar de ter utilidade. E pode até ser que os transgénicos alterem as sementes naturais. Há bancos de sementes na Noruega, uma medida de precaução, para situações extremas. Contudo, parece que a situação irá acontecer sem que nada de extraordinário, uma catástrofe, por exemplo,  suceda no Mundo. Somente uma lei que aprova a criação de vida, porque é isso de que se trata, na criação artificial de sementes.

Acho tudo isto uma loucura! No entanto, até parece normal que leis sejam aprovadas, na Comunidade Europeia, mesmo sem consenso. E ninguém acha estranho. 
A AVAAZ estima que 60% dos europeus são contra esta permissão da C.E. , porém, eu creio que 99 % dos europeus são contra: 60% afirmam-no categoricamente e os restantes 39% só não estão informados. O restante 1% ? Esses são a favor, porque vão ganhar com isso!

Mais uma vez, outro atentado se vai fazer contra a natureza e humanidade. E os agricultores não têm culpa nenhuma.

Eu não quero comer transgénicos, e embora pareça que serei obrigada a isso, vou dar luta; assinei a petição da AVAAZ e continuarei a falar alto contra esta imprudência.
 
E você? Está indeciso? Leia mais aqui. 
Mas não fique indiferente ao mundo que está a ser des construído  para os nossos filhos; esta será a nossa herança. 

Bom fim de semana!