segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Compras de domingo


Entrou, ontem, em vigor a lei que permite aos hipermercados ficarem abertos, aos domingos até à meia-noite.

Os empregadores afirmam que numa altura de crise estas medidas são necessárias, que irão criar mais postos de trabalho, e que o horário alargado, vai permitir a mais  pessoas irem às compras.

Qualquer pessoa ligada ao comércio sabe que o domingo não é o dia em que mais se vende; poderá até ser o dia em que há mais pessoas, ou pelo menos muitas pessoas, a frequentar os espaços comerciais, mas não necessariamente a comprar.

Os portugueses adoram passear-se pelos hipermercados e shoppings, aliás, não conheço país como este, onde shoppings proliferam como cogumelos (venenosos, claro), sendo um dos destinos mais populares de fim-de-semana. São, porém, áreas de passeio.

Quanto aos postos de trabalho, só os ingénuos acreditarão que serão criados, pois os empregadores irão utilizar os funcionários que já têm, redistribuindo novos horários, e utilizando os do tempo parcial, que costumam ter.

Na verdade, esta é mais uma medida tomada em tempos de crise, que somente visa aumentar os lucros dos empregadores, diminuindo os direitos dos trabalhadores.

Ninguém deixa de fazer compras pela inconveniência de horários; aliás, na era da internet, as compras podem ser feitas online e entregues em casa.

É para mim, dos direitos mais básicos do ser humano, ter tempo para estar com a família.
Compreendo que há áreas onde é necessário trabalhar ao domingo – profissionais da Saúde, da Polícia, etc. – mas não do comércio! Já trabalhei em hotelaria e sei como se tornou incomportável para mim, quando quis ter uma vida familiar. Sei como era complicada a vida pessoal e familiar dos meus colegas. Por isso saí.

Com esta lei, a vida social e familiar de quem trabalha nesta área ficou muito fragilizada; pais que não estarão com os filhos, no único dia possível para ambos, já pensou?! É mais uma machadada nos valores familiares, de uma sociedade que trocou a família pelo dinheiro, esquecendo que as sociedades sobrevivem sem dinheiro, mas não sem pessoas. Não sem pessoas bem-formadas.

Alguém nos perguntou alguma coisa a este respeito? Não, o governo cedeu a lobbies, ponto. Contudo, somos nós os compradores, e podemos responder com  uma atitude:  
- Não fazer compras ao domingo!

Tenha uma óptima semana !