quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Apanhador de sonhos: acabe com os pesadelos infantis!




Quando a Letícia tinha uns 4 anos começou a queixar-se, mais do que seria aceitável, de pesadelos. Conversando com ela, constatava que os sonhos eram assustadores para uma criança pequena, mas não propriamente para mim. Ou seja, não eram sinais de alarme, eram expressões de medos, que fazem parte do crescimento, e da aprendizagem da criança, o que pode, isso sim, ser terrivelmente assustador.

Nós esquecemos esse processo, a infância ficou lá para trás, porém, são medos para levar a sério. E devemos fazer tudo, para ajudarmos os nossos pequenos a ultrapassa-los. Nem que seja com a ajuda do "apanhador de sonhos".

Não acredita no poder milagroso do apanhador de sonhos? Pois eles são tradicionais na tribo norte-americana Ojibway, eram usados para proteger as crianças dos pesadelos. Diz-se que devem ser feitos com energias amorosas, entoando cânticos e rezas, para os tornar eficazes.

Está certo, continua a não acreditar em nada disto? Mas o que interessa isso? Se o apanhador de sonhos, vai ajudar o seu filho a sentir-se protegido de pesadelos, e vai tornar a hora de dormir mais descontraída...sinceramente, o que interessa que você acredite ou não?
Funcionou com a Letícia!

E para ser realmente eficaz, tal como diz a lenda, quem mais amorosamente será capaz de fazer um apanhador de sonhos? A mãe, claro. Ou a tia, ou a prima. Alguém que de facto ame a criança.

Tudo o que precisa encontra na drogaria e retrosaria:
Um aro de metal, com 12 centímetros de diâmetro.
Fio nylon nas cores que desejar -  1m + 2m.
Fita de seda - 1,5 m.
Missangas de cores variadas.
Penas- 4- e outros penduricalhos do seu agrado. Eu usei sininhos- 2- e um pequeno buda.

Como fazer:
Feche o aro de metal, cobrindo-o com a fita de seda. Deixe uma ponta solta, para pendurar. Comece por dar um nó, com o fio de nylon,  num sítio do aro, estique, introduza uma missanga, dê outro nó, num espaço adiante. Vá repetindo o gesto, em volta de todo o aro. Passe para baixo, até preencher todo o espaço.
Corte as fitas de seda e os fios nylon, em tamanhos diferentes, e prenda as penas e penduricalhos, terminando com as missangas. Ate ao aro.
 Está pronto!

Na verdade, há mais formas de "tecer" o apanhador de sonhos, pode até inventar. De certeza que no final, vai agradar muito ao seu pequeno. E não se esqueça de lhe contar, como os pequenos índios dormiam tranquilamente protegidos nas suas tipis, pois os apanhadores de sonhos agarravam na sua teia os sonhos maus!

Até breve!