sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que se diz e o que se pensa

Haverá alguém que ainda ache o estilo de vida dos ciganos idílico? Vida nómada, em carruagens coloridas, puxadas por cavalos; lindas ciganas morenas, de xailes bordados e creolas nas orelhas, a lerem sinas? Só nos romances. De cordel. A realidade foi sempre outra; hoje é exactamente aquela que todos nós conhecemos.

Estávamos na França quando o governo de Sarkozy anunciou a expulsão dos ciganos romenos que vivem ilegalmente no país. Na altura, isso provocou imediatamente uma reacção contra, da oposição, e desde aí temos assistido a um crescendo de manifestações, que repudiam estas medidas. Primeiro dentro da própria França, depois um pouco por toda a Europa, inclusivamente o nosso ex-presidente Jorge Sampaio, a C.E. e agora a ONU.

Todos se acham no direito de opinarem, apontando o dedo ao governo francês, acusando-o de políticas discriminatórias, de racismo e outros nomes nessa linha.

Pois muito bem, eu também vou opinar; e embora a minha opinião não faça cabeçalhos nos jornais, aviso desde já que serei politicamente-incorrecta.

O governo francês tem todo o direito de expulsar ilegais do seu país. Sigam o meu raciocínio; a França também está a tentar sobreviver à crise mundial, com uma taxa de desemprego muito alta, e se não há empregos para os franceses, sejamos directos, menos ainda para estrangeiros, sejam ciganos ou não. É assim em todo o lado. Portanto, estrangeiros desempregados ficam dependentes de subsídios estatais  ( que a França tem estado a cortar, mesmo para os naturais ), ou então entregam-se à mendicidade e criminalidade.

Acho uma tremenda hipocrisia que a ONU e outras instituições para refugiados, venham agora dizer que estão preocupados com a situação dos ciganos romenos e búlgaros. Porque não se começaram a preocupar com eles, quando ainda estavam nos seus países?! Era lá que o problema deveria ser resolvido.
E quem se acha no direito de condenar a França, que faça antes o gesto: que os convide para os seus países! Falar é fácil.

É que todos os políticos que vejo e ouço, a defenderem a causa dos ciganos, vivem em prédios bem localizados, rodeados de seguranças, e nem lhes ocorre ter como vizinha uma família daquela etnia. Hipócritas.

Se milhares se manifestaram em Paris contra a extradição, milhões de franceses apoiam as políticas de Sarkozy.  Shiuuuu…. Isto não é para dizer, é politicamente incorrecto.

Talvez esteja a pensar: - Ah…a Fernanda é preconceituosa! Se for esse o caso, faço-lhe uma pergunta:
- Para si é indiferente ter vizinhos ciganos?

Basta de demagogia e sejamos sinceros.

Bom fim de semana!