sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A moda das casas pretas

Em Portugal, já tivemos a fase das casas construídas em granito. Já tivemos a fase das casas forradas a azulejos, muitas vezes autênticas mantas de patchwork. Já as tivemos  pintadas de branco. Depois a fase das casas amarelas e finalmente pintadas em vermelho carregado.

Agora, tal qual psicólogos do tijolo, os engenheiros civis e arquitectos, passaram à fase da cinza e preto. Moradias e prédios em construção são exclusivamente nestas cores. E eu tenho-me perguntado: porquê?

Serão estas soturnas cores, reflexo do momento social que vivemos? Sim, porque se tivéssemos, mesmo agora, que atribuir uma cor ao espírito das pessoas seria cinza e preto.

Sinceramente, quem deseja viver numa casa preta, com persianas cinzentas e granito preto polido? Alguém feliz?!

E depois há ainda a questão do calor; aquelas fachadas absorvem o calor do sol e tornam os interiores inabitáveis, se não tiveram ar-condicionado.
E dizia eu, ainda há pouco, que não sabia que tipo de homem vive numa casa cor-de-rosa! E vocês vão dizer-me: - A Fernanda está a ser sexista!
Não, não! Eu própria não gostaria de viver numa casa dessa cor. No entanto, digo-vos, entre cinza e rosa, que venha o rosa! Pela alegria e energia que transmite. Que volte até o patchwork colorido dos azulejos!

Na Republica checa, deslumbrávamo-nos com a beleza das casas; muito ao estilo alemão e austríaco, fazem autênticos cartões postais!
Não compreendo porque em Portugal impera esta falta de gosto. Talvez os profissionais da construção devessem viajar, aculturarem-se, adquirir mais e variadas noções de estética, antes de começarem a desenhar caixotes cinza e pretos.

A sério que não compreendo, e o Feng shui também não!

O mundo não é muito mais bonito e alegre, quando é colorido?! Eu acho…

Bom fim de semana!