quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Definição de arte...?

Na Faculdade, um dos melhores professores que tive ( numa mão nomearia os que mais me marcaram, e entre eles estaria o professor Silva Pereira), deu-nos várias definições de arte, das quais eu retive esta : "A expressão do belo" .

Acho linda, este definição. No entanto, convenhamos, está totalmente ultrapassada.
No Museu das Belas Artes de Lyon, discutia com o meu primo, a respeito da arte plástica. Eu argumentava:
- Não gosto deste quadro, porque acho feio e não me diz nada!
Ao que ele contra-argumentava:
- Sim, esse não, mas aquele, por exemplo, também não me diz nada e não me importava de o ter em casa!
Acho-o bonito.

Lembro-me de uma história de quadradinhos, em que Mónica e Cebolinha, estando numa galeria de arte,  em frente a um quadro às riscas, discutiam teorias. Até que tiveram um acesso de espirros; afinal, o quadro  era o ar-condicionado!

A expressão da arte tem mesmo que me dizer alguma coisa; se não me fala ao coração, para mim não tem valor. Este desenho foi a Letícia que o fez, por isso só, já me diz muito, no entanto vejo nele valor suficiente para o expor numa parede. Com moldura e tudo! Não me canso de o admirar, de imaginar para onde estarão os olhos "dele" a olhar. Quem será? Em que pensa? Acho-o misterioso. E bonito. Faz-me pensar.

Isto, creio eu, é arte! E você, como a definiria?

Até breve!