segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Atelier: o espaço que o teu corpo ocupa


Férias com chuva, crianças em casa. Missão urgente: mantê-las ocupadas. E felizes. Para mais, havia ainda um sobrinho, e uma amiga dos pequenos; uma turminha.
Eu tive a sorte de ter estes dias em casa uma “pro”, que tomou a iniciativa de fazer este atelier, com as crianças. Como vocês provavelmente não têm, aqui vai o descritivo.

Material: lápis de cor, aguarelas, folhas, galhos, conchas (apanhados previamente em passeios), papel de embrulho, tampas de garrafas, embalagens de cereais (benditas caixas de separação, de lixo!), papel de alumínio, fitas de seda, bocados de tecido, botões, lãs. Massas de todo o tipo e feijão. Tesouras, colas, e papel de cenário, cerca de 1 m. por criança.

Colocar todo este material de forma organizada num local espaçoso, onde a actividade terá lugar. No nosso caso foi a garagem. Ponha as crianças a colectar materiais e a organizá-los. Faz tudo parte.

Parte 1: Aula teórica, com visualização na net de quadros com figuras humanas e paisagens feitas com frutos e vegetais ( Google Arcimbold). Após demonstrar que a figura humana pode ser trabalhada com diversos materiais, dependendo da imaginação de cada um, trabalho prático.

Parte 2: Uma criança fica deitada no papel de cenário, na posição que entender, enquanto outra a contorna, com um lápis de cor, escolhido pela primeira criança. Terminado? Troca de papeis. Marcar bem o contorno, para que seja visível. Cortar o contorno de cada corpo, para que seja mais fácil de trabalhar individualmente.

Parte 3: Cada criança decora o seu corpo com os materiais disponíveis, da forma que entender; deve dar indicações quanto ao tipo de cola, lembrar as partes do corpo que podem ser trabalhadas, auxiliar com a tesoura, enfim, ajudar na medida do necessário, respeitando o gosto artístico de cada um.

Parte 4: Trabalhos terminados? Colá-los na parede, para que possam ser apreciados, numa inédita exposição de artes plásticas.

Objectivos do atelier: Aquisição da noção do próprio corpo e do espaço que ocupa.
(Duarte: - Ó mãe, eu não sabia que era assim tão grande!)
Desenvolvimento da criatividade.
(Cabeleira multicolor no “eu” do Duarte)
Projecção da ideia de si próprio.
(Características que identificam a criança e outras que causam surpresa total)

As crianças adoraram; mostraram-se empenhadas e orgulhosas com o resultado final.
E gratas, à pessoa querida que lhes proporcionou uma tarde tão bem passada.

Até breve!