quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sim, Praga é linda. Mas prefiro a Checoslováquia

-Praga é uma cidade linda, Praga é linda, Praga é uma cidade excepcional, blá, blá, blá blá….Foi sempre isto o que ouvi de toda a gente, e então o que acontece? Que Praga ficou um pouco aquém das minhas expectativas. Não que não seja uma cidade linda, e que não mereça ser visitada, porque merece. E é linda.  Mas porque ouvi tantos elogios inconscientemente imaginei algo maior. E também porque já vi outras cidades realmente extraordinárias.

Praga é conhecida pela “Paris de Leste”, talvez pelas pontes sobre o rio Moldava, e pela cidade das Torres, sim são muitas e bastante antigas. Para um país ex-comunista possui imensos monumentos centenários e muito bem conservados. Porém, este é mais um caso, em que eu prefiro o país à capital.

Dicas…se vai a Praga não deixe de visitar outras cidades pequenas, mas lindas, património da Humanidade como Tecl (pronuncia-se Telche) e Trevic ( Trebiche). Pela estrada nacional vai percorrer campos cultivados, ver alminhas no meio de nenhures, e descobrir aldeias 100% rurais - a verdadeira República Checa.

Experimente a gastronomia, deliciosamente temperada com ervas aromáticas, mas evite os restaurantes dos pontos turísticos (pagamos o mesmo gelado de 10 a 80 coroas) e procure os restaurantes frequentados pelos locais.

Beba cerveja checa todos os dias; saborosa e fresca por todo o lado. Aconselho muito Bernard e Lobkowicz.

Quer um apartamento bem localizado? Jecna residence, é o sítio; cinco estrelas, em todos os aspectos.

De tudo o que vi e ouvi em Praga, do que mais gostei? Do concerto no Národí Muzeum (Museu Nacional); o reportório era popular (Vivaldi, Bach, Mozart e o grande compositor checo Dvorák, claro), e eu adorei. Naquele momento voltei a acreditar na humanidade e que o Mundo ainda podia ser um lugar bom para viver.
Portanto, não perca, um concerto em Praga, para viver momentos de pura magia. Há todos os dias, em vários locais históricos.

Até breve!