sexta-feira, 23 de julho de 2010

Viajar com crianças, nas férias

Quando uns amigos de um primo nos contaram que tinham ido para a Tailândia, durante 15 dias, com as filhas, uma bebé de meses e a outra de 3 anos, eu disse-lhes que eles eram loucos. Ainda mais loucos do que nós.
Fazer voos de tantas horas, estava fora de questão; ir para um pais exótico também, tudo por causa das crianças. Contudo, quando contávamos que íamos de férias, de carro, pela Europa, também via no rosto das pessoas a mesma incredulidade: são loucos!

É uma questão de organização e simplificação.
Na mala: Roupa prática, para dias quentes, um casaco e parka, para eventuais dias frescos ou de chuva. Ou seja, preparados para chuva e sol, sem levar os roupeiros às costas!
Bonés e chapéus.
Sapatilhas e sandálias.
Artigos de higiene pessoal, toalhitas ( que são necessárias constantemente) e protector solar.
Pequeno estojo S.O.S., com pomada para mosquitos.
Documentos de identidade e cartão de saúde europeu.
Brinquedos, livros e jogos (isto as crianças reúnem de boa vontade).

Na viagem: Longe vão os tempos em que o homem viajava de fato e gravata e a senhora com jóias. Vestimos roupas práticas e confortáveis. Óculos de sol e “persianas” nas janelas de trás, porque atravessar Espanha é sempre muito quente.

No carro: levamos dvd’s e c.d’s , papéis e lápis de cores, almofadas para as crianças dormirem confortavelmente. Mala térmica com água fresca, sumos, iogurtes, bolachas, sandes e fruta.

Paragens: Paramos de 3 em 3 horas, para mexer as pernas e deixar as crianças correrem e brincarem um pouco. Tentamos encontrar estações de serviço que têm parque infantis. E gelados :)

No GPS: moradas dos contactos, amigos, familiares, hotéis e apartamentos onde ficaremos hospedados.

GuiaMichelin, o melhor dos guias, no porta-luvas, à mão de ser consultado, porque fazemos paragens sempre que o Guia diz que vale a visita.

Agenda: com moradas de amigos e familiares, para enviar postais.

Hoje as malas ficam feitas! Espero...
Até à amanhã.