quarta-feira, 14 de julho de 2010

O 11 de Setembro ambiental


(Imagem aqui)

Não fuja; este não é um texto político! É ambiental, e não é porque você recicla, separa e reutiliza que lhe diz menos respeito. Eu também faço isso e mais ainda. Não é porque vive noutro país, noutro Continente. Eu também, mas tenho consciência de que os problemas ambientais são globais, dizem respeito a todos nós.

Há coisas que não são compreensíveis! Tão incoerentes e loucas, que mesmo com muita boa vontade, não dá para entender!

Em 2009, por esta altura, a comunicação social martirizava-nos diariamente, com a cantilena profética da gripe A, a terrível pandemia que dizimaria milhões, por todo o Mundo. Era mentira! No entanto, vivemos desde 20 de Abril, o maior desastre ambiental de sempre, com a explosão da plataforma Deepwater Horizon, e nos Noticiários o silêncio impera. É verdade!

Sabia que o desastre continua?! Que diariamente jorram entre 80.000 e 100.00 barris de petróleo, para o mar?!  Não, pois não? Também eu ignorava, justamente porque a “notícia” desapareceu dos Noticiários! Pensei, ingenuamente, que a situação tivesse sido controlada. A BP está a utilizar um dispersante de petróleo extremamente toxico, que é inclusivamente proibido na Europa; o engenheiro ambiental Joe Taylor, já avisou que isso matará tudo o que está no mar.

Ora aqui está a prova de que não é enterrando a cabeça que os problemas se solucionam; não é porque o tema do Mundial de Futebol, omnipresente no planeta, tenha “absorvido” o derrame de petróleo no Golfo, que ele parou de jorrar.

Eu acreditei que o governo norte-americano seria o mais empenhado a resolver o problema; eu pensei que a B.P. teria recursos e conhecimentos para o fazer. E não me preocupei mais com isso, confesso. Mas até hoje o desastre ambiental continua, perante a nossa passividade.

Só recentemente os E.U.  aceitaram o auxílio de 12 países, que ofereceram ajuda; porquê? Talvez, porque este é o país que ajuda, não é ajudado, isso seria sinal de fraqueza. Talvez quem sabe, por outra razão qualquer.

Dizem os cientistas que o petróleo estará na Europa em 18 meses. Este derrame trará uma série de nefastas consequências, de uma dimensão nunca antes vista.

Eu posso não entender de política em profundidade. Nem de petróleo. Nem de limpezas de derrames de petróleo. Nem sequer ter ideia do que fazer nesta situação. Do que EU, posso fazer.
A única coisa que eu sei, de facto, é que este é um atentado terrorista contra o ambiente. E a maioria das pessoas nem sequer sabe! O que podemos fazer?
Estou preocupada e quero dividir a preocupação consigo (não precisa de me agradecer! Mas também não me rogue pragas!). Se alguém souber o que fazer, por favor, partilhe.

Leia mais aqui.
E aqui.
And more. 

Actualizações

Contribuições dos leitores:
Bianca com Globo.
Cora com Greenpeace

Até breve!