sexta-feira, 16 de julho de 2010

Bolo chiffon de limão recheado - Para o fim-de-semana



Tirei a receita da Festa de Babette. Confesso que fiz alguma batota; por falta de ingredientes fiz somente metade da receita, porém  foi o suficiente, deu um bolo bem grande. Também me abstive de adicionar cremor tártaro, por não ter, embora saiba que é na farmácia que se compra.
Ah…e substituí uma embalagem de queijo creme, por um pacote de natas, no creme para a cobertura, para que não ficasse tão “estranho” ao paladar das crianças. Muita batota, afinal…
O bolo  é delicioso e a aparência magnífica, aconselho muito. Atenção: esta é a minha adaptação, a original está no blogue que citei.

Ingredientes:
4 ovos
30 ml de óleo vegetal
1 c. de sopa de sumo de limão
1 c. de s. de raspa de limão
40ml de água
½ colher de chá de cremor tártaro ( não pus!)
150 g de açúcar
125 g de farinha com fermento
½ c. de chá de bicarbonato de sódio
½ c. de chá de sal

Recheio e cobertura:
1 embalagens de queijo philadelphia light ( no meu caso pus uma embalagem de queijo e  um pacote de natas)
2 c. de s. de leite
100 gr de açúcar confeiteiro
1/2 colher de café de essência de baunilha
morangos

Como fazer:
Pré-aquecer o forno a 180º.  Untar e enfarinhar a forma. Misturar as gemas, o óleo, o sumo, as raspas de limão e a água. Noutro recipiente, bater as claras com o cremor tártaro em velocidade média até ficar em castelo. Aos poucos, juntar metade do açúcar e continuar a bater até formar picos moles. Noutro recipiente, peneirar a farinha, juntar o restante açúcar, o bicarbonato e o sal. Misturar. Fazer um buraco no centro e despejar a mistura de gemas. Mexer, formando uma pasta. Juntar ¼ das claras batidas e misturar de baixo para cima, energicamente, para dar leveza à massa. Adicionar as claras restantes e misturar delicadamente, sem as quebrar. Colocar a massa na forma e levar ao forno para cozer durante aproximadamente 20-25, ou até o palito sair seco. Arrefecer antes de desenformar.

Cobertura:
Bater na batedeira  as natas até engrossarem. Juntar o queijo-creme delicadamente e o açúcar . Envolver bem.
Abrir o bolo, depois de frio, e rechear com metade deste creme, com os morangos, cortados a gosto.  Com a outra metade cobrir o bolo e decorar com os restantes morangos. Vai ao frigorífico.

Enjoy!
Bom fim de semana!