sexta-feira, 28 de maio de 2010

Receita de caracóis doces


Por uma questão de organização e disciplina impus a mim mesma, desde há muito, somente uma postagem semanal. Porém, se consigo controlar as postagens, controlar o impulso da escrita é-me completamente impossível, e por isso vou escrevendo os posts e guardando na pen. Acontece que os textos se vão acumulando, e ultimamente parece que comento constantemente em blogues que também escrevi sobre aquele assunto, mas guardei para publicar posteriormente. Entretanto, fico sem vontade de os publicar, afinal o assunto perde a originalidade, não é?
Tudo isto para dizer que vou ligar o piloto-automático e publicar os textos em stand-by, caso contrário corro o risco de chegar ao Natal ainda a falar das férias de verão.

Desta vez, uma receita que testei e aprovei ( aprovamos!) e quero partilhar. Inicialmente pareceu-me muito complicada de executar, mas estava errada. Da segunda vez que fiz, só precisei da receita para ver as quantidades. Tirei a receita do 100% Açúcar.  

Caracóis doces:

Ingredientes:
- 2 ovos;
- 240 ml leite morno;
- 100 gr de açúcar ( na receita dizia 40 gr, mas cá em casa gostamos de mais doce)
- 530 gr de farinha ( T 55 sem fermento);
- 1 c. café de sal;
- Meia saqueta de fermento de padeiro (no original indicava uma saqueta, mas eu coloco sempre metade)
- 80 de manteiga em cubos.
Preparação:
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na MFP, o fermento por último; escolher o programa de Massa (na minha é o 8, cerca de 1h30 ).

Entretanto, prepara-se o creme pasteleiro da seguinte forma:
Ingredientes do creme pasteleiro:
- 2 gemas;
- 50  de açúcar;
- 20 gr de Maizena;
- 250 ml de leite;
- 80 gr pepitas de chocolate, sultanas, ou amêndoa ralada ( experimentei com os três);
- 1 ovo para pincelar.

Preparação:
Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junto a Maizena e misture ainda. Aqueça o leite numa caçarola e deite-o pouco a pouco na mistura anterior. Deite tudo para a caçarola anterior e leve ao lume a engrossar. Reserve e deixe arrefecer.

Entretanto, voltando à MFP, retire no fim do programa; amasse-a, para tirar o ar e fazendo uma bola coloque-a numa tigela polvilhada com um pouco de farinha, colocando-a no frigorífico uma hora.
No fim desse tempo, retire, divida a massa em duas metades, estenda a massa com o rolo em forma de rectângulo, polvilhando a banca de trabalho com farinha. Estenda por cima metade do creme pasteleiro e por cima polvilhe com as pepitas ou o que quiser. Faça um rolo e corte fatias com cerca de 3 cm de largura. Coloque-as num tabuleiro com papel vegetal. Cobre-se com um pano e deixa-se descansar 40 minutos à temperatura ambiente.
Fazer o mesmo procedimento com a outra metade da massa.
Pincelar os caracóis com um pincel com ovo batido. Leve a cozer em forno a cerca de 180º 15 minutos.

São deliciosos ainda mornos, continuam muito bons frios e podem ainda congelar-se, para improvisar um lanche.

Bom apetite!