quarta-feira, 5 de maio de 2010

Gripe H1N1: Como aconteceu na Europa

No início do verão de 2009 as notícias tinham somente três assuntos em destaque: a gripe Suína, a gripeA e a gripe H1N1.  Não é estranhar que o bombardeamento constante gerasse o pânico geral. Predisseram milhões de vítimas em todo o Mundo e todos os dias, nas Notícias, iam actualizando os números um a um.

Conheço pessoas que tinham reservado férias no estrangeiro e cancelaram, indo para o Algarve, e pessoas que tinham reservas no Algarve cancelaram, ficando nas praias do Norte.

Portanto, quando dissemos à nossa família que passaríamos as férias de verão em Londres, eles inquietaram-se: - Mas vocês vão mesmo para o foco da gripe A!

De facto, em Junho, a imprensa projectava milhões de vítimas só em Inglaterra. Porém, desde cedo nós compreendemos que esta gripe não era credível. Um mega exagero da Imprensa, que não deveríamos levar em conta. Por isso fomos e voltamos, sãos como peros!

No início do Outono, a pressão sobre a população fez-se com o incentivo à vacinação, contra a gripe H1N1. Porém, à medida que o Outono e Inverno avançavam a população foi compreendendo que os números negros projectados eram absolutamente falsos, e que os doentes da gripeA se tratavam e curavam, como os da gripe sazonal. Chegamos ao ridículo de ver o nosso primeiro-ministro a tomar a vacina, na tentativa de levar os portugueses renitentes a fazê-lo também, e justificar os milhões gastos em vacinas, que serviram para nada.

Contudo, se a Imprensa exorbitou as proporções da Gripe H1N1, tinha do lado a OMS e os Governos a repetir a mesma ladainha ameaçadora. Em simultâneo, nos outros países europeus acontecia a mesma situação; as populações foram compreendendo que a pandemia era falsa e recusaram-se a tomar as vacinas. Muitos insurgiram-se contra uma vacina que não tinha tido tempo de ser testada a médio e longo prazo, e de cuja responsabilidade os laboratórios farmacêuticos estavam isentos.

Países como a França , Alemanha e  Portugal cancelaram as encomendas aos  laboratórios e tentaram vender os stocks aos países de Leste, a preços de saldos.

Entretanto, o fiasco foi tão grande que a campanha da pandemia tem sido questionada a alto nível, como por exemplo, pela Comunidade Europeia. "A ministra polaca declarou que não só se registaram menos mortes por causa do vírus H1N1 do que por causa da gripe sazonal, como os países que não fizeram campanhas de vacinação não tiveram mortalidade maior. Assim, pediu à OMS que retire o nível de alerta pandémico 6, em vigor para a gripe".

Hoje os governos confirmam que a gripe foi muito menos letal do que se imaginava inicialmente e a própria OMS afirma que o número de casos está em declínio em todo o mundo.

Estimativa de vitimas de gripe A, este Inverno: 16000 em todo o mundo,em Portugal: 122.
Vítimas de gripe comum: "A gripe sazonal mata entre 250 mil e 500 mil pessoas todos os anos em todo o mundo".

Cá em casa recusamos tomar as vacinas; mesmo as crianças abrangidas pelo plano nacional de saúde não as tomaram, como não tomam a vacina de gripe sazonal. Não é de ânimo leve. Nós, os pais,  somos os principais interessados na saúde dos nossos filhos; nós é que nos preocupamos e passamos as noites sem dormir, quando eles ficam doentes.

É simples, o nosso organismo tem defesas próprias contra as doenças, se não as deixamos actuar substituindo-as por defesas artificiais e externas as nossas defesas naturais viciam, vão diminuindo até desaparecerem por falta de necessidade.Sabe o que isso é? Dependência de fármacos.

Só posso terminar dizendo: pense por si, tenha sentido crítico, investigue e não se deixe manipular pela imprensa, Governos, médicos e amigos. Tome uma decisão em consciência, não por medo. O Inverno na Europa passou e com ele essa ameaça da Gripe A.

Quer mesmo uma vacina? Esta é natural sem efeitos colaterais:
Tenha uma dieta saudável e equilibrada.
Passe tempo com aqueles que ama.
Faça exercício.
Ria muito.
Passeie pela natureza.
Tenha um animal de estimação.
Seja optimista. Em suma, Seja feliz!


Nota:
Post sugerido pelo Celso, espero que ajude os amigos brasileiros ;)