segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Festa de aniversário não é para todos!


(Sábado, três festas de aniversário)

Quem faz a lista de convidados para as festas de aniversário dos meus filhos são eles próprios. Critérios: os meninos com quem brincam mais e aqueles que os convidam para as suas festas. Se ainda tiverem “vagas” dentro da quota (porque eu dou um máximo de convidados), podem convidar quem desejarem.

Sabem que isto me trouxe dissabores no ano passado? Duas mães de crianças que não foram convidadas para a festa, pura e simplesmente, deixaram de me cumprimentar.
Recentemente, a mãe de um amigo do Duarte, queixou-se de que o filho chegou a casa a chorar, porque uma das meninas tinha levado convites para a festa dela, porém não o tinha convidado. A mãe também estava aborrecida, e dizia-me que os pais deveriam dar os convites sem que os meninos "não-convidados" se apercebessem.

Então eu disse-lhe o que penso sobre o assunto, que aliás,  gostaria muito de poder compartilhar com quem possa passar pela mesma situação. É um momento óptimo para ensinarmos os nossos filhos a gerir a frustração e rejeição. Quando a situação se colocou, há muito tempo atrás, conversamos sobre o assunto e eu disse aos meus filhos, o seguinte:

Temos que respeitar a escolha dos aniversariantes, este é o princípio.
1º Porque todos temos os nossos amigos preferidos, e isso não significa que não gostemos de quem não convidamos.
2ºPorque desconhecemos as razões que os levam a optar por uns, deixando de fora outros ; os pais podem só deixar convidar 3 ou 4 amiguinhos, por questões de espaço, de dinheiro, etc. E temos que aceitar isso.
3º Também eles deixam de fora 50% da turma, não podem ficar magoados por os outros fazerem o mesmo.
4º Porque ficaria demasiado caro, ser convidado para todas as festas ( com a agravante de cá em casa serem dois!).

Os meus pequenos entenderam perfeitamente o meu ponto de vista e nunca fizeram cenas por não serem convidados para festas.

Se pelo contrário, a mãe empatiza com a dor do filho e lhe dá razão, guardando rancor a quem não o convida está sobretudo a potenciar o sentimento de rejeição. Isso não ajuda, pelo contrário. Repare, os nossos pequenos vão passar por muitos momentos de frustração na vida e nem sempre estaremos lá para os ajudar.

Os meus filhos convidam alguns meninos que nunca os convidaram para as suas festas; não fazemos represálias, pelo contrário, mas de facto não convidam quem não gostam. Quer as mães me cumprimentem ao não. 

Tenha uma óptima semana!