segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Presentes alternativos ( Passo III )

(Bolachas de Natal, feitas no domingo à tarde,por mim e pela Letícia, para presentear as professoras das crianças)

A lista de presentes cá em casa já passava de 30 pessoas; tornava-se um problema o que oferecer, porque a determinado ponto já tínhamos dado o livro, o cd, a camisa, o pijama, o perfume, o bibelot, etc, etc, e porque eu gosto de escolher presentes a pensar nos gostos pessoais de cada um. E em retribuição eu ganhava coisas que não queria, não gostava e não precisava. Por conseguinte deixar de presentear adultos foi uma alternativa duplamente satisfatória. Menos uma preocupação!

Então, eu aconselho, evite o stress das compras, abolindo a lista de presentes para adultos e presenteie somente as crianças. Se quiser ainda assim presentear os adultos, peça-lhes listas do que gostariam de receber e faça-as circular na família, riscando o item, que presente ofertar. Algum item muito caro, na lista? Faça uma vaquinha com os seus familiares, amigos ou colegas. Benefício? Vai directamente à loja do que pretende comprar, evitando perda de tempo, e o presenteado, recebe apenas aquilo que gosta ou necessita.

Deseja oferecer presentes a custo reduzido, personalizados ou reciclados? Ofereça presentes feitos do por si. Se tiver habilidade para a costura faça botas de Natal, tudo o que precisa: bocados de tecido (reutilize camisas velhas), fita de seda e máquina da costura ou paciência para costurar à mão. Pode ainda fazer decorações de Natal, sempre bem-vindos em qualquer lar. Imensas ideias no Crafty Crow.
Costura não?! Ponha então a mão na massa, faça bolachinhas de Natal, procure formas natalícias, coloque em caixas de metal ou embrulhos de celofane, feche com um laço em fita de seda e distribua doçura pela família e amigos.

Uma alternativa gostosa nesta época, é oferecer comestíveis, frutos secos, chocolates finos, licores, champanhe, etc, ficam sempre bem na mesa e todos poderão apreciá-los. E não precisa pensar - Onde vou arrumar isto?! Porque depressa desaparecerão!

Tenha uma óptima semana e um Feliz Natal!