segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Solidão extrema

(Autor Sebastian Barry)

”Escritos secretos” é, até hoje, o melhor livro que li este ano; o autor, Sebastian Barry, possui uma acuidade excepcional na descrição de sentimentos e sensações. Frequentemente, detenho-me numa frase, fecho o livro e fico a reflectir.

A personagem central e co-narradora, uma senhora centenária, escreve:
”Estou completamente só, não há ninguém no mundo que me conheça, agora, fora deste lugar, toda a minha família.... , já todos desapareceram”. Pág.14

Muitas vezes, observando idosos, perguntava-me como se sentiriam eles.

Como se sentirão os velhos sobreviventes, vendo desaparecer, um a um, pais, tios, irmãos, maridos, mulheres, amigos e vizinhos. E algumas vezes também, filhos. Consegue imaginar a solidão? Imagino-a tão intensa, a ponto de deixar a alma roxa com falta de oxigénio.

É por isso que ninguém deseja ser imortal; por muito egoístas que sejamos viver sem aqueles que amamos e nos amam não faz qualquer sentido.

E isto faz-me lembrar que devemos desfrutar a vida plenamente; amar e ser amados, convidar amigos e familiares, inventar pretextos de reunião, conversa e risos. Fazer da vida uma festa; festa enquanto dura!

Tenha uma excelente semana!