segunda-feira, 20 de julho de 2009

Notícias, telejornais e jornalistas


É impressionante como a maior parte das vezes me sinto desactualizada de notícias ruins! Já há muito tempo desistimos de ver telejornais cá em casa, pois o horário – hora de jantar - é incompatível com o teor das notícias e imagens; como manter o apetite, como saborear uma comida gostosa, quando o que se vê e ouve nos tira o apetite?!

Há muitos anos atrás o telejornal tinha “cabeça-tronco-e-membros”, entravam primeiro as notícias mais importantes - as nacionais - em seguida as internacionais e por último o desporto. Quem desejasse ver apenas uma “secção” poderia orientar-se e ver somente o que lhe interessava. Por exemplo, eu nunca via o final do telejornal, porque regra geral o desporto não me interessa.

Actualmente o telejornal é uma autêntica mixórdia de notícias; misturam as notícias todas, dão prioridade ao que não tem importância alguma, e o desporto resume-se a futebol! A saída do novo cd do Tony Carreira é notícia de telejornal, com chamadas de destaque ao longo do mesmo, a mudança de clube do Cristiano Ronaldo dá pano para mangas. Muitas mangas! E bem compridas!

Relativamente ao conteúdo, os jornalistas demonstram um apetite voraz e insaciável por notícias trágicas; o manjar tem sido a recessão, acompanhado pelo desemprego e aumento de criminalidade. Este é o prato da casa! No entanto, ultimamente surgiu outro, digamos... que é uma espécie de sobremesa - a gripe suína! Os casos são escrupulosamente contabilizados: “Mais um caso de gripe suína em Portugal! Ontem eram 171, hoje são 172! “

Tenho cá para mim que os jornalistas devem estar mesmo a torcer para que a pandemia de facto aconteça! No entanto, na cabeça das pessoas já é um facto; é incrível a quantidade de pessoas que está a desistir de viajar nas férias com medo da gripe A!

Quer um conselho? Vou dar ainda assim: Viaje, descanse, divirta-se! Boicote os telejornais, não as suas férias! As férias não causam depressão, ao contrário dos telejornais.

Tenha uma óptima semana!
***************************************
ACTUALIZAÇÃO:

Nem pensem que eu falo e não faço.
Fui!


I'll be back soon!