segunda-feira, 1 de junho de 2009

A fragilidade da felicidade

(Imagem daqui)
Quando eu era adolescente pensava que a felicidade não existia; não acreditava no casamento, muito menos que durasse para toda a nossa existência. E dizia que dormir era a melhor coisa da vida. Felizmente que a capacidade de reflexão e a experiência me ensinaram que a minha vida não teria que ser igual àquelas que eu conhecia em meu redor. A maturidade mostrou-me que somos nós que riscamos o nosso caminho e olhando para o caminho traçado ao lado podemos aprender e evitar aqueles erros.

Ouço muito as pessoas dizerem: a felicidade não existe, somente momentos felizes. Permitam-me discordar; hoje eu acredito na felicidade como um estado de alma contínuo. Simplesmente creio que o meu conceito de felicidade é um pouco diferente. Enquanto para maioria das pessoas felicidade é um estado de exaltação que se atinge num momento de extrema alegria, por sei lá…ter ganho um prémio, uma herança, uma jóia, ter comprado o carro ou a casa dos seus sonhos; ser promovido, ver a sua foto no jornal, etc, para mim a felicidade é mais calma. Digamos que é exactamente o tempo anterior e posterior a todos esses acontecimentos. Vou usar uma metáfora futebolística: enquanto a maioria fica feliz no momento do golo, eu já estou feliz na preparação do golo e também depois da marcação. Eu saboreio cada momento.

Por vezes, quando entro em contacto com outras realidades, de pobreza, doença, violência, injustiça, etc, eu digo para mim: como é difícil ser feliz neste mundo! Como conciliar a minha felicidade com existências tão sofridas, onde não existe sequer esperança? Virando a cara? Olhando para o meu umbigo? Creio que muitos o fazem, mas saiba que dizer somente: - Ah como eu tenho pena das crianças maltratadas! Não faz de si uma pessoa sensível. Se você virar a cara para o lado. Contudo, se você olha, , se compadece e faz um gesto, ainda que isso minore o sofrimento de uma única alma, ainda que seja por momentos, aí sim, você será uma pessoa sensível. E isso, garanto, não vai abalar a sua felicidade.

Repare, a fragilidade da nossa felicidade alimenta-se da indiferença, de todas as vezes que viramos o rosto!

Desejo que tenha uma feliz semana, de olhos bem abertos.