segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cozinhar está na moda?

(Imagem daqui)

Já ouviu dizer? Pois, não acredite! Quem o diz baseia-se na ideia de que existem cada vez mais blogues de culinária, muitos deles visitados por centenas de pessoas diariamente; e é verdade que até no "Mãe muito mais..." uma das entradas mais populares via Google é “scones fofos”! Contudo, nunca no supermercado tivemos tanta oferta de pratos feitos, muitas vezes evocando sabores tradicionais, como a sopa da avó, ou bolos semi-prontos, tudo congelado, bastando colocar no micro-ondas para servir. Uma refeição em 3 minutos!

Dizem também que as cozinhas são espaços cada vez mais deslumbrantes e bem apetrechados, o que é uma evidência, para quem visita blogues de decoração. Et voilá, toquei no ponto! Decoração, isso sim, está na moda!

Porque, deixe-me dizer-lhe, só quem não cozinha a sério, utilizando óleos e azeites, produzindo vapores, se pode dar ao luxo de colocar quadros por cima do fogão, livros em estantes, papel na parede e verdadeiros candelabros no tecto da cozinha! E no fim das contas cada membro da família pega num tabuleiro e come em frente à t.v. . Ou nos quartos, sozinhos!

Eu gosto imenso de decoração, tenho inclusive montes de blogues nos meus favoritos que me inspiraram e solucionaram problemas decorativos. Portanto, acho muito bem que outros (muitos outros) também gostem, e até compreendo!

Eu vejo a questão desta forma: vivemos num mundo tão difícil, com tantos problemas, que entrar em casa ( que também é o nosso mundo) seja importante estar rodeado de coisas bonitas. Objectos com os quais nos identifiquemos e que expressem o nosso bom-gosto, as nossas vivências, a nossa família e até o nosso passado. Na decoração criamos um mundo nosso, feliz e alegre, todo contrário ao Mundo lá de fora. Por isso, é que a decoração está na moda.
Uma evasão - poderão alguns dizer...mas evasão por evasão, antes uma que tenha estética, digo eu!

Tenha uma linda semana!