sexta-feira, 29 de junho de 2007

5 Livros

A Anita convidou-me para falar de livros; então, escolhi 5 que me marcaram, de épocas diferentes, cada um de forma única mas que eu recordo até hoje.

1º “ O meu pé de laranja lima” de José Mauro de Vasconcelos. A sensibilidade deste autor cativou-me de tal forma que li outros livros dele, no entanto este livro tocou-me de forma única. Chorei baba e ranho pelo Zezé, motivo pelo qual uma das minhas irmãs me gozou imenso! O que ela se ria quando me via a fungar, agarrada ao livro! Um ou dois anos mais tarde ela começou a ler “ O meu pé de laranja lima” e tive oportunidade de me vingar, mas não o fiz, porque simplesmente compreendi ser impossível ler esta história sem comoção.

2º “Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry; li este já a entrar na idade adulta e ainda bem, porque esta história não é tão simples como se diz. É um daqueles livros que eu pego, abro numa página qualquer e fico com uma frase para o dia.
3º “Canção de Tróia”, na minha opinião a obra-prima de Collen McCullough. Uma versão açucarada da "Ilíada" de Homero, contudo imperdível para quem gosta de mitologia grega.

4º “O matrimónio perfeito” de Samael Waun Weor; o livro que revolucionou a minha vida! Que me despertou para uma verdade profunda, me reconciliou com Deus, me aproximou de Jesus, que me relembrou tudo o que eu tinha esquecido.

5º "Meditações” de Marco Aurélio; este livro foi-me indicado pela Ana Paula, do Mapa do Tesouro. É um daqueles livros que não pode ser lido de uma só vez, pois é tão profundo, tão sábio que lê-lo de seguida pode provocar uma indigestão mental! Deve ser saboreado lentamente, com pausas para reflexão e assimilação. Outro livro que fica para sempre.

Indico para dar continuidade a esta brincadeira literária: Alê , Bel,Beth, Geórgia e Rosa. Quem sabe não encontraremos nestas sugestões leitura para as férias?

Bom fim semana a todos!