segunda-feira, 28 de maio de 2007

5 sítios para visitar onde eu vivo

É isso mesmo, novamente um meme! Beth, dona de Lindo sorriso nomeou-me para falar de 5 coisas que não devem deixar de se fazer na cidade onde moro.
Bem, eu vivo numa localidade pequena que não tem tanto de espectacular, à altura de um meme internacional; portanto, vou falar de alguns sítios localizados nos arredores, de chez moi.



Parque nacional Peneda-Gerês
Oferece uma flora vastíssima e uma fauna diversificada, aliás, o isolamento em que permanecem as altas zonas serranas e as condições favoráveis do meio permitiram que se mantivessem aqui espécies hoje raras e únicas no mundo, como é o caso dos garranos selvagens. Na nossa última visita ao Gerês os meus filhos tiveram oportunidade de ver pela 1ª vez cavalos selvagens, passamos por eles de carro, muito devagarinho, eles nem se assustaram.
O Gerês é um parque extremamente fresco onde o sussurrar dos cursos de água é constante e nas diversas cachoeiras o visitante pode realmente refrescar-se. Infelizmente o fogo no verão é um flagelo que consome vegetação e põe os animais em debandada, entrando desesperados pelas aldeias circunvizinhas.
Para quem quiser estar em contacto com a natureza, fazer um piquenique, tomar um banho de água cristalina, ouvir o silêncio até sentir os ouvidos a zumbir, o Gerês é o local!


Bom Jesus-Braga
Constituído pela igreja(as obras começaram em 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811;é um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal), escadório, enorme jardim com lago, elevador funicular que liga a parte alta da cidade de Braga ao santuário, um terraço de onde se obtém uma vista abrangente sobre Braga.
É muito agradável passear pelos jardins, andar de barco no lago ou simplesmente passear entre as inúmeras árvores de idade venerável que providenciam uma agradabilíssima fresca no verão. O sussurro da água da nascente percorre todo o jardim, indo de cascata em cascata. O parque infantil é dos melhores que conheço, tem tudo a triplicar, por muitas crianças que tenha há sempre algum divertimento livre.
Numa das estradas de saída dá-se um fenómeno raro que tem atraído curiosos desde sempre, inclusive uma televisão francesa esteve lá a gravar para um programa. Sendo a estrada em sentido claramente descendente, basta deixar o carro em ponto morto que ele começa a subir a estrada em marcha-atrás, numa velocidade incrível! Ninguém sabe explicar concretamente a que se deve tal mistério, falam em magnetismo. Há cerca de 3 semanas eu, minha irmã e as crianças divertimo-nos a fazer o teste.


Citânia de Briteiros
Ruínas que datam da idade do ferro. Consiste, basicamente, nos restos de uma povoação, com traços culturais celtas, murada. Existem, na realidade, três muralhas. Sou apaixonada por história e aqui aprende-se um pouco sobre o modo de vida dos celtas. Sempre que temos visitas do estrangeiro levamo-los lá. Faça aqui a visita virtual.


Castelo de Guimarães
Desde já importa dizer que o centro histórico de Guimarães é património da Humanidade.Vale a pena visitar toda a cidade, no entanto vou destacar 2 pontos unicamente; no sec.IX Mumadona mandou construir o castelo para servir de refúgio, às hordas normandas que subindo os rios entravam nas povoações para saquear e matar. Os próprios muçulmanos ocupavam o país até Coimbra, sendo que também eram uma ameaça. Hoje é conhecido como berço da nação. Foi no seu altivo e monumental castelo que nasceu, no século XII, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.



Paço dos duques de Bragança
O Paço dos Duques de Bragança e um exemplar representativo da arquitectura senhorial quatrocentista e berço da Casa de Bragança. O Paço foi mandado construir por D. Afonso (filho ilegítimo do rei D. João I), entre os anos de 1420 -1422, por altura do seu segundo casamento com D. Constança de Noronha (filha do conde de Gijón e Noronha). O recheio actual é composto por peças de arte variadas e datadas, essencialmente, dos séculos XVII e XVIII. Do referido acervo destaca-se o conjunto das quatro cópias das tapeçarias de Pastrana, cujo desenho é atribuído ao pintor Nuno Gonçalves, as porcelanas "Companhia das Índias", as faianças do Rato, Prado, Viana, Rocha Soares, diversas tapeçarias flamengas e d'Aubusson e mobiliário variado. O paço encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Podem fazer-se fotos belíssimas nesta visita, as minhas não estão digitalizadas, mas há mais aqui.
Este seria o percurso que eu aconselharia a quem desejar visitar o Norte de Portugal; natureza e história.

Agora vou passar adiante o meme(começa a ser difícil encontrar quem ainda não tenha feito este meme, rsss), designando a Geórgia (na Alemanha) a Rosa (em Espanha) a Rita (na Venezuela), Anita (em Lisboa)e Maribeca (no Brasil).

--------------------------------------------
Não esqueça de assinar a petição no post anterior.Quem quiser copiar e colar no seu blog essa campanha, esteja à vontade. Todos fazem falta!

Uma boa semana!