quinta-feira, 8 de março de 2007

Amizade à primeira vista no Dia Internacional da Mulher


Eu acredito em amor à primeira vista; acredito que dois seres, num único encontro de olhares se identifiquem, sei lá como ou porquê, talvez recordações de outras vidas, o que interessa é que num olhar “acontece”! E pode ser para toda a vida. Portanto, faz toda a lógica para mim, que a amizade à primeira vista também aconteça. Isso já me aconteceu por várias vezes. A empatia era recíproca e imediata e com o tempo, descobríamos uma infinidade de gostos, opiniões e até experiências comuns. Lembrei-me deste tema porque hoje é dia de aniversário da Georgia; ela foi a primeira amiga que fiz na blogosfera. A nossa amizade surgiu de forma natural e à medida que ia conhecendo a Geórgia ia constatando as nossas inúmeras cumplicidades. A Geórgia é uma pessoa maravilhosa e estou muito feliz por ter a ter encontrado e por ela partilhar comigo, ainda que à distância, a sua vida. Então, hoje queria homenagear a aniversariante e todas as amizades virtuais, que vão para além da distância, da raça, da nacionalidade, da religião. Parabéns amiga!

Neste dia celebra-se ainda, o dia internacional da mulher, tudo porque neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
O que se pretende com a celebração deste dia:
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
Conheço mulheres que são contra e existência e celebração deste dia, pois dizem que só há dia internacional para os fracos e que não existe, por exemplo,dia internacional do homem. Na minha opinião, este dia é oportuno, na medida em que a mulher continua a ser descriminada e se em alguns países esta discriminação é mais “light”, existem muitos outros países onde a mulher não tem ainda quaisquer direitos. Portanto, que seja, pelo menos por essas mulheres. Pensemos nelas.